sábado, 19 de novembro de 2011

Planejamento de Atividade Pedagógica

Para a realização das atividades consultar o texto: O Gavião e a Coruja
Disciplina: Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Geografia.

Recursos Utilizados:
·         Texto do Blog e impresso
·         Laboratório de Informática
·         Scanner

Objetivos:
·         Ampliar o vocabulário, utilizando o dicionário.
·         Reconhecer informações implícitas no texto.
·         Traduzir e interpretar informações do texto.
·         Desenvolver habilidades artísticas, expressando idéias, através de desenhos.
·         Conhecer, através de pesquisa, o habitat natural das corujas.
·         Interpretar e solucionar situações matemáticas, utilizando personagens e situações contidas na história.

Desenvolvimento:
Língua Portuguesa:
1.       Apresentação do Texto → impresso

2.       Leitura oral feita pelos alunos (cada aluno lê um parágrafo).

3.       Discussão oral sobre a história:
·         Perfil dos personagens
·         Análise das atitudes de cada um
·         Relação das atitudes da coruja com o cotidiano (erros que algumas mães cometem por amar demais os filhos)

4.       Ampliação do Vocabulário: os alunos procurarão no dicionário, o significado das palavras desconhecidas:
Ex: ansiosos, ventre, imediato.

5.       Uso das palavras encontradas em outras frases → oral e por escrito.

6.       Interpretação escrita do texto:
a)      Quem é a narradora do texto? Marque com um X a alternativa correta.
(   )a mãe
(   )a criança
(   )a coruja
Justifique sua resposta, retirando uma frase do texto.

b)      Qual era a relação existente entre o gavião e a coruja?

c)       Quais eram as atividades da coruja:
- Durante o dia  ___________________________________________________
- à noite _________________________________________________________

d)      Qual era a preocupação da coruja no início da história?

e)      Para quem a coruja pediu que olhasse os filhotes?

f)       O que aconteceu com os filhotes da coruja?

g)      O que pensou o gavião quando viu os filhotinhos?

h)      Você acha que o gavião comeu os filhotinhos da coruja de propósito? Justifique sua resposta.

i)        Se você fosse um dos personagens do texto, qual seria? Justifique sua resposta.

j)        Dê um final diferente para a história. Escreva bem bonito e não esqueça da pontuação.

Artes:
1.       Dramatização do texto (em outra aula)
*Pode-se usar máscaras para representar a coruja, o gavião e os filhotes.

2.       Representação da história através de desenhos. Pode-se optar pelo uso da massinha.
·         Desenhos: scannear e postar no Blog
·         Esculturas em massinha: fotografar e postar no Blog.

Matemática:
1.       Elaboração de problemas, utilizando personagens e situações da história.
a)      Dona Coruja construiu seu ninho numa árvore de 15 metros de altura. Seu vizinho, o gavião, mora numa árvore de 24 metros.
·         Qual a altura das duas árvores juntas?
·         Qual é a diferença de altura entre as duas árvores?

b)      No ninho da coruja havia 3 filhotes. Quantos filhotes teriam 8 ninhos iguais a esse?
c)       Dona Coruja caçou 6 ratinhos para alimentar seus 3 filhotes. Ela quer que todos recebam a mesma quantidade de alimento.
·         Quantos ratinhos cada filhote receberá?
·         Se Dona Coruja tivesse somente dois filhotes, quantos ratinhos cada um receberia?

Geografia:
·         Pesquisar sobre o habitat da coruja e postar um pequeno texto com as informações no blog.
*Sugestões de sites: BlogWikipédiaAves de Rapina do Brasil.

Avaliação:
·         Será feita ao longo do trabalho,  verificando interesse, empenho e participação nas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário